"Gato que brincas na rua"
À semelhança do que faz em
"Autopsicografia", Pessoa parte de uma imagem, de uma cena do
quotidiano, neste caso um gato a brincar na rua. Além disso, o poema
recorda-nos "Tabacaria", nomeadamente o momento em que a sua atenção
se centra na rapariga que come chocolates, absorta do resto do mundo. Ora,
sucede que é esta ausência de preocupação que o espanta, intriga e lhe desperta
a «inveja» que espelha no poema em análise.
O tema do poema
é, mais uma vez, a dor de pensar, motivada pela intelectualização
do sentir, do qual decorrem outras temáticas caras ao poeta: a felicidade de
não pensar; o isolamento do «eu» face às «pedras e gentes»; a inveja sentida
pelo sujeito poético relativamente à inconsciência do animal; o
desconhecimento, a sensação de estranheza do «eu» em relação a si.
O poema abre com a apresentação da
referida situação de um gato que o sujeito poético observa a brincar na rua
como se fosse na cama (comparação). Esta circunstância coloca-nos desde
logo na presença de um animal feliz (porque está a brincar) e ao mesmo
tempo tranquilo, despreocupado, indiferente e inconsciente do perigo
(novamente a comparação «como se brincasse na cama»)
por ser irracional, não pensar. Por outro lado, sugere-se que o gato age no
exterior e no contacto com os outros («na rua» - v. 1) com a mesma naturalidade
com que brinca na cama, na sua «intimidade». Assim, o sujeito poético sugere
que o gato não age segundo quaisquer convenções, antes vive apenas de acordo
com a sua vontade e os seus instintos próprios de animal irracional. Além
disso, tem «sorte», a sorte de ser inconsciente dos perigos, de ser irracional
e não pensar, por isso cumpre o seu destino sem se lhe opor minimamente, não o
questionando (v. 5), cumprindo assim, no fundo, a ambição de Ricardo Reis, que
é a de sentir o destino como algo inevitável. Como não pensa, é o «nada», mas
é-o plenamente e é feliz, porque não se conhece, regendo-se pelos seus
«instintos gerais». «Todo o nada» que o gato é, porque não pensa no que é,
pertence-lhe, já que depende exclusivamente dos seus sentidos. Ao contrário do
que sucede com o sujeito poético, no gato predomina o sentir sobre o pensar: o
animal não tem consciência do que sente, limita-se a sentir (v. 8). Em suma, é
feliz«porque [é] assim», isto é, irracional, inconsciente, porque age
por instintos. O gato aceita calmamente o destino (v. 5), age apenas por
instintos gerais (v. 7), isto é, comandado apenas pelos sentidos (v. 8), assim
conseguindo ser feliz (v. 9).
Por seu lado e perante este
quadro, o sujeito poético não esconde a sua admiração e inveja relativamente
à sorte do gato, ou seja, de ser inconsciente e poder brincar sem pensar em
(mais) nada, o que é equivalente a dizer que inveja o gato pela felicidade
simples resultante da vivência plena das coisas sem pensar. O sujeito poético
inveja a sorte do gato que, na realidade, nem «sorte se chama», isto é, não se
trata de sorte, dado que são as leis da natureza que permitem ao felino ser um
ser inconsciente feliz.Pelo contrário, ele tem a consciência plena de que é
infeliz, ideia que é acentuada pela observação do gato e do seu comportamento,
pois pensa-se, ao contrário do animal, daí que revela também tristeza e desolação por
não conseguir abolir o pensamento e, dessa forma, ser igualmente feliz. De
facto, ele é um ser dominado pela racionalização, em busca constante de
autoconhecimento, tudo racionaliza, transforma as sensações em pensamentos, daí
a sensação de estranheza face a si mesmo.
Podemos, em suma, afirmar que o
sujeito poético inveja o gato por três razões:
1.ª) Tem "instintos gerais" e
sente só o que sente, ou seja, não pensa sobre o que está a sentir, limita-se a
sentir;
2.ª) É "um bom servo das leis fatais",
isto é, não tenta contrariar as etapas inevitáveis da existência: nascimento,
crescimento e morte;
3.ª) "Todo o nada que és é teu", ou
seja, ao contrário do sujeito poético, o gato não pensa, não se questiona .
Assim, esta dor de pensar que o tortura leva-o a desejar ser
inconsciente como a ceifeira e como o gato, que não pensam.
A nível formal, o
poema é constituído por três quadras, num total de 12 versos de redondilha
maior (versos de 7 sílabas métricas). A rima é cruzada, segundo o esquema ABAB.
Morfologicamente, predominam o
nome e o verbo no presente do indicativo (traduzindo a factualidade da situação
apresentada), escasseando os adjetivos («fatais», «gerais», «feliz»).
Estilisticamente, a comparação dos versos 1 e 2 («Gato que brincas na rua / Como se fosse na cama») traduz a despreocupação do gato por se tratar de um animal irracional. A metáfora «Bom servo das leis fatais» remete para a inconsciência do gato e a aceitação calma do destino. As antíteses são diversas e giram todas em torno da oposição gato (guiado pelos instintos, livre e feliz) / sujeito poético (angustiado, infeliz e torturado pela dor de pensar, porque guiado pelo pensamento): consciência / inconsciência, pensar / sentir; prisão / liberdade, angústia / alegria, felicidade / infelicidade. Todas elas apontam para as diferenças entre o sujeito poético e o gato. O paradoxo que finaliza o poema («Eu vejo-me e estou sem mim, / Conheço-me e não sou eu.» - vv. 11-12) sugere a procura do autoconhecimento, a racionalização e a estranheza face a si mesmo.
O vocabulário é simples e com valor denotativo. Por último, nota para as orações subordinadas causais:
Estilisticamente, a comparação dos versos 1 e 2 («Gato que brincas na rua / Como se fosse na cama») traduz a despreocupação do gato por se tratar de um animal irracional. A metáfora «Bom servo das leis fatais» remete para a inconsciência do gato e a aceitação calma do destino. As antíteses são diversas e giram todas em torno da oposição gato (guiado pelos instintos, livre e feliz) / sujeito poético (angustiado, infeliz e torturado pela dor de pensar, porque guiado pelo pensamento): consciência / inconsciência, pensar / sentir; prisão / liberdade, angústia / alegria, felicidade / infelicidade. Todas elas apontam para as diferenças entre o sujeito poético e o gato. O paradoxo que finaliza o poema («Eu vejo-me e estou sem mim, / Conheço-me e não sou eu.» - vv. 11-12) sugere a procura do autoconhecimento, a racionalização e a estranheza face a si mesmo.
O vocabulário é simples e com valor denotativo. Por último, nota para as orações subordinadas causais:
ü «Porque nem sorte se chama» (v. 4): a
justificação da inveja da sorte do gato, pelo facto de este desconhecer o
significado de sorte;
ü «Que tens instintos gerais» (v. 7):
apresenta a razão de o gato ser um cumpridor do destino;
ü «És feliz porque és assim» (v. 9): traduz
a razão da felicidade do gato (sentir).
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